sábado, março 27, 2010

 

Padronagens étnicas  

no Salão de Milão

Inspiração africana da poltrona Binta
Binta
Binta
Falamos sobre grafismos característicos dos anos 50 e os batiks e padrões étnicos dos 60, e de como eles se mantém em moda. Para dar uma idéia do quanto as estampas étnicas também estão em alta, a Moroso, a poderosa fabricante italiana de móveis, apresentou em Milão 2009 a criação do designer suíço Philippe Bestenheider, a poltrona Binta, que com suas estampas étnicas, inspiradas nos trajes senegaleses femininos, unidas numa espécie de patchwork, saiu totalmente da passividade monocromática e nos mostra o quanto essas padronagens podem ser elegantes.  Nas palavras de Bestenheider:
“Os padrões e cores constrastantes enfatizam a forma da poltrona, envolvendo e moldando sua silhoueta (…) como se Binda fosse uma senhora senegalesa pronta para usar e valorizar as cores quentes da África”. Ele também menciona o padrão africano de moldar os móveis, que lembra a árvore do Baobá, com seu tronco firmemente preso ao solo. Toda essa combinação torna o design de Binta mais um sucesso característico da Moroso. Mas voltando à nossa vida real, talvez você tenha guardada no armário alguma manta ou capa de almofada com essas estampas coloridas e vivas ou até mesmo a conhecida oncinha. Pois então, vá lá, ponha no sol e volte a exibir sobre o sofá. Nada de sair comprando novidades por impulso equanto você tem belas peças mofando nas suas prateleiras.Philippe Bestenheider
Fontes: Dezeen , Moroso

Idéias geniais: 

Bokja por Hoda Baroudi e Maria Hibri

 

Poltrona Artesanal Vintage Bokja
Dos costumes turcos de bordar o veludo para envolver objetos especiais vem a palavra Bokja. É a palavra perfeita para definir o esforço dessas duas mulheres, Hoda e Maria, designers, que fazem questão de usar as suas tradições artesanais ancestrais para dar vida ao seu mobiliário, de um estilo que parece perdido em algum lugar entre a arte e o design.
Jogo de Poltronas Vintage BokjaPoltrona Bokja revestida artesanalmente
Os móveis são peças contemporâneas garimpadas meticulosamente, depois revestidas num trabalho totalmente artesanal, com tecidos vintage, também garimpados, cheios da sensibilidade do Oriente Médio. Na filosofia de Maria e Hoda, não há espaço para a produção em massa, e a exigência do uso de artesãos locais qualificados, tornam as peças Bokja únicas no quesito “feito à mão” e na exclusividade do resultado final, garantindo à elas espaço nas lojas mais elegantes da Europa.  Achou pouco?  Pois elas, libanesas, distribuem parte dos seus lucros entre organizações do seu país que apoiam o trabalho feminino. É filosofia mesmo. E é lindo. Admirem!!!
Sofá Artesanal Vintage BokjaPuff Oriental Artesanal Vintage Bokja
Fonte: Dezeen

quinta-feira, março 25, 2010

adorei esse acabamento inesperado, a forma arredondada contrapoe as eternas linhas retas e a cor tão intensa faz contraste com o céu azul

sexta-feira, março 19, 2010

Aplicações de detalhe no bolso em calça jeans que fizemos em grupo,  uma prestação de serviços para empresa MOfficer

sábado, março 06, 2010

Porta-CD/DVD de feltro com capa patchwork e quilt, cabem oito CDs para pessoa levar na bolsa ou no carro com proteção. Esse fiz pra minha amiga Tirthanidi, ela ta peregrinando em Navadvip, Índia e na volta traz muitos CDs de música lindoooos e merecem um case. Espero que ela goste!
Caixinhas, são de cartonagem forradas com tecidos do Fernando Maluhy, sempre faço essas caixinhas para dar de presente...essas daí estou fazendo para uma loja em Campos do Jordão, Caminho da Roça, a loja mais fofa de Campos é da minha amiga super fofa a Rô, uma oriental linda e muito gente. Tô caprichando pq a Rô é detalhista e tem muito bom gosto e tenho que fazer um monte pq a loja dele vende muuuuito. Aleluia!